Plano de Marketing para Escritórios de Contabilidade ou Contadores

* Altair Alves

Quando falamos em Marketing contábil, temos uma percepção de ser algo distante para muitos empresários da contabilidade. Até o século passado, o plano de marketing para um escritório de contabilidade era apenas o boca a boca tradicional e a realização de um bom trabalho.  Bom trabalho esse, que não tinha indicadores mensuráveis  e pesquisa de opiniões confiáveis para servir de parâmetro e como base para o planejamento de um crescimento sustentável.  Mesmo de forma “empírica”, muitos escritórios conseguiram crescer bastante e formar uma excelente carteira de clientes. Hoje em dia isso não acontece mais, precisamos de estratégias e procedimentos profissionais que são desenvolvidos com informações de mercado e de pesquisas internas que tem como objetivo entender a verdadeira visão que os clientes têm da sua empresa de contabilidade.

Qualquer boa estratégia de marketing,  precisa além de entender o público externo, conhecer o escopo principal da empresa e seus colaboradores.  A necessidade de crescimento da empresa precisa estar disseminada em toda a organização e alinhada ao plano de desenvolvimento profissional de cada colaborador.

 

Como a Contabilidade é vista pelos empresários?

Um dos pontos principais do Marketing contábil, é fazer seu cliente entender os serviços que seu escritório de contabilidade disponibiliza e, com certeza,  fazer ele entender a sua própria necessidade. A contabilidade gerencial é uma ferramenta importantíssima para que qualquer empresário tome decisões acertadas e confiáveis, porém, a maioria sequer sabe o que fazer com essas informações.  O desafio é grande, pois além de explicar  o escopo da contabilidade, você precisa preparar seu cliente para entendê-la e assim pagar pelo valor agregado dos serviços.  Precisamos sem dúvida, desenvolver uma comunicação eficiente para que seu futuro cliente perceba que essas informações podem auxiliá-lo até mesmo em seu próprio plano de marketing e estratégia de crescimento.

 

Marketing  Contábil – Colaboradores

Falar de crescimento é algo que faz empresas e colaboradores sonharem com um futuro vitorioso e emergente.  Quem deve saber primeiro dos planos da empresa,  o seu cliente ou seus colaboradores?  Quando falamos em empresa de pequeno porte, sabemos que a administração é realizada por pessoas bem próximas a toda equipe e por equipes pequenas que podem facilitar a comunicação.

Quando as pessoas se sentem livres para dar opiniões e que verdadeiramente fazem parte do negócio, todos colaboram com ideias e percepções que podem fazer toda a diferença. Invista em sua equipe e se preocupe de forma direta no crescimento profissional e pessoal dela.

Quando a empresa tem um bom clima, esse otimismo é percebido por todos os envolvidos e principalmente pelo cliente. Lembre-se que um escritório de contabilidade vende serviços e depende diretamente do capital humano.

 

Escritório de contabilidade – Público Alvo

Quando o contabilista que conclui seu curso de ciências contábeis ou após alguns anos trabalhando na área resolve atuar de forma empresarial e abrir um escritório de contabilidade, vem a preocupação de como captar clientes para seu escritório. Verdadeiramente conquistar clientes não é uma tarefa das mais fáceis e precisa além de investimentos, um engajamento do Contador e um comprometimento com o negócio. Não desamine, 99% das empresas começam pequenas e muitas hoje já são grandes empresas.

Planejar faz parte do crescimento e definir o público alvo, é fundamental  para o futuro da empresa.  É muito comum quando se abre um escritório de contabilidade, o Contador  iniciar sua atuação de forma genérica, ou seja, atende empresas  prestadoras de serviços, empresas comercias, Industriais e Terceiro Setor.

Normalmente os escritórios de contabilidade começam pequenos e com poucos colaboradores  o que limita o conhecimento de áreas específicas da contabilidade e tributária.  Escolher nesse momento um público alvo vai ajudar a sua especialização em procedimentos e legislações específicas, garantindo ao seu cliente um serviço de qualidade.

Exemplo: Consultoria contábil especializada em empresas de Tecnologia da Informação. Sua  empresa contábil será reconhecida  pela dedicação a esse setor, o que vai ajudar você conquistar cada dia mais clientes no segmento.

Dica: A especialização a uma área especifica, tende a reduzir o custo operacional fazendo sua empresa ter um preço competitivo e serviços de qualidade, gerando assim maior valor agregado ao cliente.

 

* Altair Alves é Contabilista,  Fundador e Idealizador do  Marketing  Contabilidade e desenvolvedor  de vários projetos web para apoio a empresas e Escritórios de  Contabilidade.

 

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